19 de jun. de 2012

Tudo sobre Cabelo

Reconhecendo os cabelos danificados
      Outro dia na fila do supermercado, eu ouvía duas mulheres conversando sobre seus cabelos. Uma delas reclamava de que seus cabelos eram lisos e sem movimento, e muito difíceis de arrumar. Olhando mais de perto notei que seu cabelo era fino, macio e sedoso, com uma aparência muito lustrosa, algo oleoso. Conforme escutava, entendí que ela havia visto um comercial de TV sobre um tratamento de condicionamento capilar, que prometía cabelos macios, sedosos e MALEÁVEIS, e que vinha usando este produto já há quase um mês. O resultado final era o de um cabelo que estava condicionado em excesso.
Em contraste, a caixa era uma mulher de meia-idade cujos cabelos estavam cortados à altura dos ombros. Haviam obviamente sido tingidos e permanentados, e eram frizados com uma aparência seca. Eu sempre detesto ser negativa quanto à aparência das outras pessoas, mas seu cabelo parecia o clássico "ninho-de-pássaro". Esta era uma mulher com cabelos danificados e obviamente, não tinha a menor noção disto.
Isto tudo me fez perguntar a mim mesma como era possível que estas duas mulheres estivessem tão desinformadas sobre o que significa ter cabelos danificados. Ninguém nunca as havia ensinado sobre os sinais? Bem, aqui estão alguns dos sinais de um cabelo danificado e formas de tratá-los de maneira eficaz.

      Textura áspera
      Porosidade excessiva
      Seco e quebradiço ao toque
      Falta de elasticidade/suscetível à quebra
      Se torna esponjoso e opaco quando molhado
      Tinturas se descolorem ou são absorvidas muito rapidamente


      Os sinais mais imediatamente visíveis - textura áspera, porosidade excessiva, secura e quebra - são geralmente causados por danos ao e sobre a extensão da camada folicular da haste capilar. Isto pode ser causado pelo uso do secador de cabelos, vento, xampús muito fortes e tratamentos químicos, assim como outros métodos utilizados para arrumar os cabelos e fatores ambientais. Utilizar condicionadores de pH balanceado, enriquecidos com proteínas e que restaurem a hidratação, permite que você suavize o folículo capilar e proteja a haste capilar de maiores danos. Quando os cabelos estão danificados é importante utilizar um bom tratamento de hidratação e condicionamento toda semana, até que os resultados apareçam. Também o uso de um condicionador sem-enxágue em forma de spray suave diariamente, durante o penteado.
O problema da perda de elasticidade, suscetibilidade à quebra, pode às vezes ser difícil de diagnosticar. Cabelos saudáveis podem esticar em até 150% do seu comprimento normal - sem quebrar, e retornar ao seu estado original. A menos que seus cabelos tenham muitas pontas quebradas e fios notavelmente mais curtos que o observado anteriormente, você poderá não notar que há um real problema. O melhor indicativo de uma elasticidade pobre pode ser sua escova de cabelos. Você encontra grande quantidade de cabelos em sua escova? Você precisa limpá-la com frequência por causa do acúmulo de fios presos nas cerdas? A menos que você perceba que esses cabelos são fios inteiros, desde a raíz (neste caso poderá haver outros problemas com os quais lidar) você poderá estar razoavelmente segura de que existe um problema de queda de cabelos. O melhor tratamento neste caso é um condicionador rico em proteínas e/ou um tratamento semanal com proteínas, que irá conferir mais força à haste capilar.
Problemas com relação à absorção de tinturas, e esponjosidade e opacidade quando molhados, são também problemas de porosidade - mas em um nível mais severo. Estes níveis de danificado requerem tratamentos mais intensivos e cuidados constantes durante o manuseio e penteados. Algumas pessoas com este nível de danificado dos cabelos acham mais fácil cortar as partes afetadas e recomeçar do zero. No entanto, esta pode não ser uma opção, então a melhor dica é cuidar dos cabelos antes de que eles se tornem tão danificados.
A coisa mais importante a se lembrar, é de que seu cabelo NÃO está vivo uma vez que emerge do couro cabeludo. Assim como a parte branca de suas unhas (bordas), o cabelo é um tecido morto. Por conta disto, não se engane acreditando em promessas sobre produtos que restauram ou curam cabelos danificados. Os tratamentos condicionadores e produtos disponíveis no mercado hoje podem ajudar a proteger os cabelos, e podem diminuir um pouco o danificado. Mas, a melhor forma para ter cabelos saudáveis é sempre a prevenção.
Como se Livrar das Pontas Duplas
Pontas duplas deixam seu lindo cabelo com um aspecto horrível. Existem diversas causas para isso e depois que elas aparecem, não há muito que fazer para reparar seu cabelo danificado. No passado as pessoas queimavam as pontas duplas dos cabelos para que eles selassem. Não é preciso dizer que esta não era uma solução para o problema e que tornaram a situação ainda pior do que antes.

Pontas duplas não podem ser reparadas. A única forma eficiente de se livrar delas é serem cortadas. Evite seu reaparecimento e apare as pontas duplas a cada seis semanas. Não as ignore! Quanto mais você deixá-las, mais elas aparecerão na haste do cabelo. Finalmente um drástico (dramático) corte de cabelo seria inevitável.

Existem alguns produtos que temporariamente repararão suas pontas duplas com a selagem e revestimento. Assim que o cabelo estiver sendo lavado ou escovado, as pontas duplas reaparecem. Tratamentos de condicionamento intensivo podem ajudar a reconstruir a haste do cabelo, mas isso será apenas uma solução temporária.

A única solução real para pontas duplas é simplesmente evitá-las. Em algumas pessoas as pontas duplas aparecem muito mais rápido que em outras. É fato que em cabelo seco elas aparecem mais rápido. No entanto, não é só o seu tipo de cabelo que o torna vulnerável ao aparecimento das pontas duplas. Como você cuida do seu cabelo, também é muito importante. A escovação pode causar pontas duplas e penteá-lo com exagero também ocasionará o aparecimento delas, uma vez que estará alterando significativamente a cutícula. Escovar o cabelo enquanto ele ainda estiver molhado é uma das causas mais importantes para o aparecimento de pontas duplas, pois o cabelo molhado se estende até 25%.

Coloração e permanentes tornam seu cabelo fraco e vulnerável às pontas duplas. Este tipo de cabelo necessita de cuidados extras e deve ser tratado com produtos adequados. Use bastante condicionador e desembarace bem o cabelo antes de enxaguá-lo.

Aparelhos que aquecem podem fazer o cabelo ficar seco e, finalmente, ele se quebra. Tente evitar o uso de aparelhos de cabelo que aquecem, o tanto quanto possível! Se você os utiliza de qualquer maneira, certifique-se de usar em suas preciosas madeixas, um produto que o proteja.

Secar com a toalha não é bom se quiser evitar pontas duplas. Você deve retirar o excesso de água e, depois, cuidadosamente usar um pente de dentes largos. Evite usar secador de cabelo, tanto quanto possível, pois o calor não vai fazer nenhum bem ao seu cabelo.

Elásticos e todo tipo de outros prendedores de cabelo podem danificá-lo. Evite usar elásticos sem proteção, uma vez que estes muitas vezes puxam o cabelo ao serem removidos. Outros acessórios podem danificar ou enfraquecer as pontas do cabelo.

E por último, mas não menos importante: Sua saúde pode afetar seu cabelo. Se você tem um couro cabeludo seco, seu cabelo se quebrará mais facilmente porque não há lubrificação suficiente no folículo do cabelo. Cabelo opaco é causado por uma dieta baixa em calorias e também é mais vulnerável.

 
O Penteado Certo Para Seu Estilo de Vida
Seleções de Penteados Adequados a Seu Estilo de Vida

Quando nós falamos sobre como escolher o penteado certo para um indivíduo, geralmente falamos sobre formatos de rosto, características proeminentes e propriedades do cabelo. No entanto, existem outros fatores que entram em jogo quando se escolhe o penteado “Certo” para o estilo de vida de uma pessoa. Vamos encarar os fatos. Não é apenas prático para as mães em geral que trabalham usar um estilo que exige um bocado de tempo todo dia para mantê-lo.

É por isso que é importante ter um tempo para conversar com seu cabeleireiro sobre seu estilo de vida e rotina ao decidir sobre um novo visual. Aqui estão algumas diretrizes gerais que irão ajudar a orientá-lo na direção certa:

Estilos Mais Curtos São Estilos Mais Rápidos

É verdade. Em geral, um corte curto leva menos tempo para ser feito de manhã. A razão é simples: menos cabelo significa secar em tempo mais rápido, e ter menos tempo para penteá-lo. Em alguns casos, dependendo do estilo, você pode “lavar e sair”, deixando o cabelo secar naturalmente. O estilo “lavar e sair” geralmente funciona bem em cabelo tipo cacheado, mais curto ou estilo permanente.

Seguir as Tendências

Um dos truques mais simples para tornar a sua rotina de fazer o cabelo mais rápida é escolher um estilo que se adapte às tendências naturais do seu cabelo. Isto significa que se seu cabelo é naturalmente liso, escolha um estilo que combine com cabelos lisos. E, se o cabelo é naturalmente encaracolado, escolha um estilo que aproveita a onda. Ao trabalhar com as tendências naturais do cabelo, você pode poupar tempo e problemas na tentativa de adequá-lo.

Use Tratamentos Químicos Sabiamente

O avanço em Química Cosmética significa que nós podemos criar mais facilmente qualquer padrão de onda que queremos no cabelo. Isto significa que a mulher cujo cabelo é naturalmente encaracolado, mas quer alisá-lo, pode ter o cabelo alisado e reduzir o tempo de pentear-se em uma fração de segundos. Naturalmente, o inverso também é verdadeiro e você pode ter o cabelo liso enrolado. A questão é que você tem que ter a certeza do que você realmente quer, porque você tem que se comprometer com os cuidados e hidratação de seu novo estilo de cabelo.

Obviamente, o fator mais importante para a escolha de um estilo é selecionar um que combine com o rosto e estilo do indivíduo, mas ao mesmo tempo em que um estilo pode ficar fantástico na porta (do salão), é o indivíduo que tem que conviver com ele. Viver com isso significa fazer o penteado e cuidá-lo com rotinas diárias e semanais que mantenham os cabelos saudáveis e o penteado com estilo do jeito que deveria. É por isso que a comunicação é tão importante.

Como cliente é seu dever fazer todas as perguntas importantes ao seu cabeleireiro sobre os cuidados com o penteado que você escolheu. Isto inclui: "Que produto devo usar?" e "Quais cuidados são melhores para esse estilo?" Isso também significa que realmente você precisa ver como o cabeleireiro faz o penteado do cabelo, a fim de aprender os pequenos truques que são tantas vezes fundamentais para fazer um estilo parecer o mesmo, após algum tempo.

E quando você estiver escolhido um novo visual, espere o quanto for preciso e quantas vezes o cabeleireiro achar necessário no salão, a fim de criar o visual em casa. Isso não é por causa de qualquer deficiência de sua parte é apenas uma questão de prática. Lembre-se, enquanto você se levanta e faz seu penteado de cabelo toda manhã, o cabeleireiro faz a mesma coisa, e depois passa o seu dia todo fazendo a mesma coisa para dezenas de outras pessoas. Você vai chegar mais rápido, mas espere uma curva de aprendizado.

Se você gastar tempo resolvendo as coisas antes que você mude seu visual, pode tomar melhores decisões sobre o que combina com você e como você pode arrumá-lo.
Outros cortes de cabelos:


Um comentário: